quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Caatinga




Na aula de campo na parte de Geografia observei que o termo caatinga tem origem indígena e foi adotado pelos primeiros cientistas que viajaram pelos sertões do Nordeste.Significa “mata branca” ou “aberta” e se refere ao aspecto da vegetação no período seco. As secas são comuns no Nordeste que possui um clima semi-árido,ou seja um clima onde chove pouco. Para resistir à falta d’água as plantas da caatinga estão adaptadas a sobreviver com sucesso em um ambiente com condições de aridez.

Na flora foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, obtendo um total de 2000 a 3000 plantas. Com relação à fauna,esta se torna pobre,com baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas. Descrições de novas espécies vêm sendo registradas indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema, que segundo os pesquisadores é considerado o menos conhecido e estudo dos ecossistemas brasileiros.

Além da importância biológica,a caatinga apresenta um potencial econômico ainda pouco valorizado.Apresenta espécies medicinais como a aroeira,a braúna,o quatro - patacas,o pinhão,o velame,o marmeleiro,o angico, o sabiá,o Jericó,entre outras.

A exploração feita de forma extrativista pela população local desde a ocupação do semi-árido,tem levando a uma rápida degradação ambiental;cerca de 70% da caatinga já se encontra alterada pelo homem e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida em unidades de conservação.

Como conseqüência desta degradação algumas espécies já figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção do IBAMA.











By: Karlla Monique

Nenhum comentário:

Postar um comentário