quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Biologia-Caatinga

Comparada a outras regiões brasileiras, a Caatinga apresenta muitas características meteorológicas extremas: a mais alta radiação solar, baixa nebulosidade, alta temperatura média anual, baixas taxas de umidade relativa, e, sobretudo, precipitações baixas e irregulares, limitadas, na maior parte da área, a um período muito curto no ano.
Assim, as espécies que habitam o bioma tiveram que encontrar maneiras de se adaptar ao ambiente semi-árido. As mais típicas dentre as 932 espécies de plantas existentes na Caatinga são prova dessa adaptação.
A suculência é uma das principais características fisiológicas observadas nas plantas da Caatinga, o que lhes permite suportar o período das secas. Órgãos de armazenamento de água são típicos em alguns casos como o do umbuzeiro (Spondias tuberos), das barrigudas (Cavanillesia arborea), das maniçobas (Manihot spp.), do pau-mocó (Luetzelburgia auriculata), do xique-xique (Pilosocereus gounellei), do mandacarú (Cereus jamacaru), dentre outras.
A fauna da caatinga inclui animais como o corrupião,a cascavel,o gavião-carcará e a ararinha azul,ave muito ameaçada de extinção.
  • Digestão de Carboidratos,Lipídios e Proteínas
  • Os nutrientes (aminoácidos, glicose, monoglicerídeos,ácidos graxos e nucleotídeo) produtos da digestão de diferentes moléculas são absorvidos ao longo do intestino delgado,sendo que aminoácidos,glicose e nucleotídeos são absorvidos por transporte ativo pelos enterócitos ( células da parede intestina0 e passam para a corrente sanguínea.Já os ácidos graxos e monoglicerídeos são absorvidos por difusão simples,onde serão novamente convertidos em lipídeos e lançados na circulação linfática e depois atingem a corrente sanguínea.

  1. Características do Reino Animalia
    • Os Poríferos
      São animais muito simples,aquáticos,fixos,com organização apenas ao nível de tecidos não-especializados.
      Na fina parede corporal das espécies mais simples há apenas das camadas celulares:uma externa,epidermal,onde ficam microscópicos poros,e uma interna,composta de células especiais,os coanócitos.
      Nas espécies de estrutura mais complexa,a parede corporal é mais espessa, com conjuntos de câmaras interligadas.
    • Os Cnidários (celenterados):animais urticantes São animais exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinha, fixos ou de vida livre, isolados ou coloniais.O filo é representado por cerca de 11 mil espécies, de hidra de água doce e medusas de apenas alguns milímetros a grandes medusas,que nadam livremente em mar aberto e chegam a alguns metros.
    • Moluscos ( animais de corpo mole ) A caracterítica do seu corpo, que geralmente é protegido por uma concha externa calcária e orgânica, resistente,de uma ou mais peças.Eles são animais de simetria bilateral,triblásticos,celomados,protostômios e não-segmentados.Existem os moluscos filtradores que possuem conchas de duas peças,as quais protegem todo o corpo saindo entre elas apenas o pé muscular e os sifões inalante e exalante. E os predadores que desenvolvem estruturas especializadas e estratégicas e digerir uma grande variedade de animais.

    • Artrópodes São animais que têm extremidades ou apêndices corporais articulados.Suas mais de 800 mil espécies correspondem de 70% a 80% de todo reino Animalia. São animais de simetria bilateral,segmentados,protostômios,triblásticos e clomados.Esse grupo possui duas novidades no filo : as extremidades articulares e um exoesqueleto resistente de quitina.
    • Equinodermos (de novo a simetria radial) Este filo está representado por cerca de 7 mil espécies exclusivamente marinhas e bentônicas, ou seja, que vivem rastejando na areia do fundo dos mares em várias profundidades.seu sistema digestório é relativamente simples e completo, embora falte o ânus,nos ofiúros.Na sua reprodução: são animais de sexos separados, de fecundação externa e desenvolvimento indireto.
    1. Os Carpados
      • Peixes Embora sejam apenas de hábitat aquáticos, os peixes mostram uma grande diversidade de formas,tamanhos e modos de vida.Alguns têm apenas milímetros e outros atingem metros de comprimento.O corpo pode ser fusiforme,oval,arredondado, achatado ou ter formas curiosas , outra importante adapação à vida aquática além das escamas protetoras.
      • Anfíbios Constituem uma classe muito provavelmente originada de peixes aparentados aos dipnóicos atuais. A pele dos anfíbios é rica em glândulas produtoras de muco e em glândulas de veneno. No sistema digestório apresenta uma boca larga, sem dentes , e uma longa língua, presa na região anterior da mandíbula e que pode ser projetada para fora, para a captura de insetos.
      • Os Répteis Podem ser escamados - a maioria - ou placóides.No sistema digestório presença de dentes, que podem estar firmemente implantados em cavidades nos maxilares e mandíbulas , os alvíolos dentários.A circulação é dupla, incompleta, como nos anfíbios, pois o coraçãotem dois átrios e apenas um ventrículo.A fecundação é sempre interna e os órgãos copuladores dos machos são cecos protegidos no interior da bolsa cloacal.
      • Aves De todas as adaptações, a mais recente é o esqueleto.Ele é relativamente leve, pois seus ossos longos são ocos e suas cavidades são ligados aos pulmões por canalículos que permirtem uma boa circulação interna ao ar.Os ossos têm dupla funçao aerodinâmica : atuam na propulsão do animal e fazem o papel de aerofóbios móveis e flexiveis , que dão eficiência ao voo.
      • Mamíferos Dentre as várias características que lhes permitiram vantagens de termorregulação.Outra importante e exclusiva característica do grupo são as glândulas mamárias, cuja secreção, o leite, garante a nutriçaõ das crias.Eles apresentam um grande desenvolvimento do encéfolo e de órgãos sensoriais, diretamente relacionados à sua grande capacidade de aprendizado e formação de complexos padrões de comportamento.A pele dos mamíferos têm estrutura bem mais complexa do que a dos demais vertebrados. No sistema digestório são de grande importância os dentes, que podem ter diferentes formas, adaptados à preensão.Eles têm sempre fecundação interna e são todos amniotas vivíparos, com exceções dos monotremados, o víparos.
      • Estão distruídos em três subclasses: 1.Prototírios -Quirópteros -Carnívoros -Artiodáctilos 2.Metatérios -Aedores -Cetáceos -Perisso dáctelos 3.Eutérios -Xe nartros -Primatos -Proboxídeos -Proboxídeos -Nomartros By: Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário